sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O que esperar do cinema atual?

Filmes, eu me considero um cinéfilo, cinema sempre foi uma das minhas paixões, mas ultimamente não tenho me interessado muito pelos filmes que estreiam nos cinemas, a qualidade está decaíndo muito.
Me digam, além de "Batman: The Dark Knight", "Juno" e outros poucos filmes, qual obra cinematográfica teve grande repercussão ou chamou a atenção do público positivamente? (estou muito por fora e desenteressado ultimamente)

Portanto revejo meus filmes favoritos como "Laranja Mecânica", "Trainspotting", "O Iluminado", "Assassinos por Natureza", "Clube da Luta", "um corpo que cai", "V da Vingança", o cultuado filme suéco "O Sétimo Selo" (com a clássica cena do guerreiro jogando xadrez com a morte), entre outros, pela "enésima" vez e nos principais canais de filmes se encontram sempre os mesmos filmes como "Lagoa Azul" e "Esqueceram de Mim"...por que não fazem uma programação variada e mais interessante, e estou esperando algum filme que me faça acreditar que o cinema atual não está reduzido apenas à um longa-metragem ou outro.

bonus:

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange)
Ano/Locação: 1971/ EUA
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Malcolm McDowell e vários outros atores em papéis secundários

Sinópse: Adaptação de um romance escrito por Anthony Burguess, o filme retrata os delitos cometidos por Alex (Malcolm McDowell) e sua gangue numa Inglaterra futurista (para a época). Alex é um rapaz influênciado pela "ultra-violência", tem como passatempo cometer delitos como estupros, além de ser um aficçionado por música classica (a nona sinfonia de Beethoven, especificamente). O filme retrata também a violência do estado ao submeter Alex à tratamentos psicológicos (por conta de seus desvios delinquentes), que nada mais é do que tortura com um nome mais "chique".


O Iluminado (The Shining)
Ano/Locação: 1980/ EUA e Inglaterra
Direção: Stanley Kubrick (é claro)
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers, entre outros

Sinópse: Um verdadeiro épico do terror psicológico de década de 80. Adaptação do livro homônimo de Stephen King, escrito em 1977. Retrata uma viagem familiar que leva um escritor (Jack) à servir de caseiro num luxuoso hotel no inverno. O hotel esconde surpresas terríveis, trazendo demônios do passado, possessões e vários outros clichês. Jack acaba sofrendo de "Síndrome da Cabana", que ocorre quando pessoas vivendo muito tempo enclausuradas se rebelam umas contra outras. Há também trechos do filme que retratam o massacre da população indígena nativo-americana (já que o hotel foi construido sobre um cimitério indígena).

Fonte: Época "300 filmes para ver antes de morrer"

Um comentário:

Fran, disse...

Filmes brasileiros tem sido uma grande distração pra mim, nãoque seja uma produção foda daqueeeeelas, mas a história simples, com um desenrolar teatral andam me encantando^^

ps: acho que me empolgo mais em procurar as fotos pros meus textos do que fazer eles em si, por isso fica aquela maravilha .-.
saiushaiuhsaui