sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O que esperar do cinema atual?

Filmes, eu me considero um cinéfilo, cinema sempre foi uma das minhas paixões, mas ultimamente não tenho me interessado muito pelos filmes que estreiam nos cinemas, a qualidade está decaíndo muito.
Me digam, além de "Batman: The Dark Knight", "Juno" e outros poucos filmes, qual obra cinematográfica teve grande repercussão ou chamou a atenção do público positivamente? (estou muito por fora e desenteressado ultimamente)

Portanto revejo meus filmes favoritos como "Laranja Mecânica", "Trainspotting", "O Iluminado", "Assassinos por Natureza", "Clube da Luta", "um corpo que cai", "V da Vingança", o cultuado filme suéco "O Sétimo Selo" (com a clássica cena do guerreiro jogando xadrez com a morte), entre outros, pela "enésima" vez e nos principais canais de filmes se encontram sempre os mesmos filmes como "Lagoa Azul" e "Esqueceram de Mim"...por que não fazem uma programação variada e mais interessante, e estou esperando algum filme que me faça acreditar que o cinema atual não está reduzido apenas à um longa-metragem ou outro.

bonus:

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange)
Ano/Locação: 1971/ EUA
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Malcolm McDowell e vários outros atores em papéis secundários

Sinópse: Adaptação de um romance escrito por Anthony Burguess, o filme retrata os delitos cometidos por Alex (Malcolm McDowell) e sua gangue numa Inglaterra futurista (para a época). Alex é um rapaz influênciado pela "ultra-violência", tem como passatempo cometer delitos como estupros, além de ser um aficçionado por música classica (a nona sinfonia de Beethoven, especificamente). O filme retrata também a violência do estado ao submeter Alex à tratamentos psicológicos (por conta de seus desvios delinquentes), que nada mais é do que tortura com um nome mais "chique".


O Iluminado (The Shining)
Ano/Locação: 1980/ EUA e Inglaterra
Direção: Stanley Kubrick (é claro)
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers, entre outros

Sinópse: Um verdadeiro épico do terror psicológico de década de 80. Adaptação do livro homônimo de Stephen King, escrito em 1977. Retrata uma viagem familiar que leva um escritor (Jack) à servir de caseiro num luxuoso hotel no inverno. O hotel esconde surpresas terríveis, trazendo demônios do passado, possessões e vários outros clichês. Jack acaba sofrendo de "Síndrome da Cabana", que ocorre quando pessoas vivendo muito tempo enclausuradas se rebelam umas contra outras. Há também trechos do filme que retratam o massacre da população indígena nativo-americana (já que o hotel foi construido sobre um cimitério indígena).

Fonte: Época "300 filmes para ver antes de morrer"

E a falsidade continua...

...o BBB começa pela sua nona edição, dando enorme audiência para a emissora mais poderosa do Brasil...como as pessoas se deixam ser enganadas por uma falsa realidade, como pessoas com problemas financeiros pagam pay-per-view para assistir a cada nova temporada do programa enquanto suas próprias dívidas se acumulam, por que não param simplesmente de se preocupar com a vida dos outros e não se preocupam com suas próprias vidas...

Todo verão é a mesma história, eu vou ver o que está passando em outro canal, obrigado!

domingo, 11 de janeiro de 2009

Palestina em guerra


Ok, já estava mais do que na hora de colocar a minha opinião sobre esse assunto em pauta constantemente nos noticiários do mundo todo. Para início de conversa essa guerra religiosa já ocorre há muitos anos e não há previsão de termino.

Na minha concepção não-religiosa, o maior problema desse e de muitos outros confrontos é o fato de que o Homem, desde os primórdios, não aceita o "diferente", não aceita a igualdade e deve se afirmar como "superior", isso ocorreu já na caça aos cristãos no Japão e na caça aos judeus provocada pela ideologia nazi-fascista, por exemplo.

A ONU criou o estado israelita em 48, que fora dominando aos poucos o território palestino, criando uma interminável guerra civil na faixa de Gaza. A Palestina está sendo vítima de um massacre no qual ela não pode se defender, e os civis que não tem nada com isso acabam sendo mortos e feridos pelo ambiente da guerra, sem ter como escapar. Resumindo, estamos lidando com um campo de concentração aonde não entra água nem alimentos, é cercado de tanques e é constantemente atacado com Urânio e projéteis que estilhaçam ferindo e matando civis (caracterizando como crime contra a humanidade).

Infelizmente, não creio que haverá paz entre esses povos...espero que eu esteja equivocado!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Numa tarde em Santo Amaro da Imperatriz

Hum...após uma análise percebi que estou já há várias semanas sem postar nada então aqui vai, o primeiro post do ano. Minhas férias estão sendo um tanto quanto tediosas, admito. Se eu aproveitei algo delas foi a subida do morro da asa delta em Santo Amaro da Imperatriz com dois amigos que conheci na faculdade. Bem, nós estavamos combinando essa saída desde as aulas no ano passado, mas para variar (como a maioria das coisas que combinamos) foi confirmado o compromisso bem em cima da hora. Peguei um onibus no antigo terminal e parti, atrasado e acabei pisando pela primeira vez na região. Ao encontrar os dois parti para a caminhada, nos deparamos com um lugar belo, cheio de natureza...inclusive de insetos, alguns bois e algumas cobras.

Foram duas horas e meia de intensa caminhada, nos apoiando em pedaços de madeira e consumindo água incessantemente, pelo menos o tempo cooperou pois, apesar de algumas nuvens negras no céu, não choveu e nem abriu um sol escaldante. A subida foi muito difícil e cansativa, mas a dor acabou ao chegar acabado no topo, aquela visão de lá do alto é inigualável, mesmo vendo fotos não há nada comparável com ter estado lá num fim de tarde, a decida foi muito tranquila apesar do trajeto ser muito escorregadio.

Enfim...antes tarde do que nunca escrevi sobre esse diacomo o prometido, caso haja à necessidade de correções, indiquem!
Ps: meu blog não trata-se de um diário adolescente ou algo parecido, apenas estou cumprindo minha palavra e escrevendo sobre esse dia.
Para iniciar o ano, acho que rendeu...desculpem-me quanto ao atraso novamente...

Extra:
















Confiram o visual!!!