segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Recomendação musical: Kyuss

Kyuss é uma das percussoras do estilo "stoner (ou desert) rock" (que é mais um dos milhares rótulos para delimitar o rock n' roll) que são bandas influênciadas pelo hard rock dos anos setenta (como Led Zeppelin e Black Sabbath), com riffs marcantes e, que geralmente falam de drogas, sexo e rock n' roll (stoner é gíria para usuário de drogas, assim como junkie). A banda Kyuss era composta por nerds que gostavam de rpg e bebidas alcoólicas. Foi formada em 89 em Palm Springs, Califórnia. Kyuss foi um nome retirado do rpg "Dungeons & Dragons" e teve diversas formações diferentes, mas os principais membros eram John Garcia (vocal) e Josh Homme (guitarra), em 95 após um fracassado álbum experimental a banda anuncia seu fim. Após o Kyuss surgiram bandas com ex-membros do Kyuss que vingaram depois, como o Mondo Generator de John Garcia e, claro, o Queens of the Stone Age de Josh Homme.

Dentre os álbuns do Kyuss valem a pena escutar o Blues For The Red Sun (1992) e o Welcome To Sky Valley (1994). Eles possuem musicas muito boas para serem escutadas como as roqueiras "One Inch Man", "Hurricane", "Gardenia", "Green Machine" e a viajante "Demon Cleaner".

Outros exemplos de boas bandas de "stoner rock": Queens of the Stone Age, Fu Manchu, Wolfmother, Slo Burn e Eagles of Death Metal.
Espero que bandas criativas como o Kyuss continuem surgindo nos tempos atuais para que o rock possa apresentar várias novidades boas.

Extras:

http://www.youtube.com/watch?v=Fc-7FXzbeA0 (Green Machine)
http://www.youtube.com/watch?v=hkN1bBVz9Fw (Demon Cleaner)
http://www.youtube.com/watch?v=k6IzdPbf8W8 (Hurricane)

Roubo de Donativos

Tem gente roubando donativos que eram direcionados para as pessoas desabrigadas pelas enchentes em Santa Catarina. Desde senhoras escolhendo pares de tênis para seus netos até soldados do exercito foram flagrados realizando esse ato vil e mesquinho. Teve repercussão até no JN. Espero que essas pessoas com espírito de porco sejam realmente punidas, já que a impunidade impera no Brasil e precisamos que isso mude para que as leis sejam, enfim, respeitadas.

Notícia Bizarra: Guitarrista Esfaqueado Por Tocar Mal

Da série notícias bizarras. Um guitarrista de uma banda italiana de metal gótico adolescente chamada Soul Cry foi esfaqueado cerca de 50 vezes após o ensaio de sua banda, os suspeitos são a vocalista e seu irmão, o baixista. A maior parte dos golpes foram na cabeça e nas costas, a polícia o encontrou deitado sobre uma poça de sangue em um beco com a vocalista com uma faca de cozinha ao seu lado. Os membros da banda o acusaram de tocar mal, e esse foi, aparentemente o motivo do crime, por incrível que pareça.
A polícia ainda encontrou um bilhete escrito pelo baixista, de 16 anos, escrito: "estou preparando um belo funeral para você". A garota de 18 anos disse que tentou impedir a vítima de suicidar-se, recusou a responder as perguntas dos policiais, o irmão disse que ela foi a única envolvida no crime e dizem que ela não se lembrava de nada, requisitando uma avaliação psicológica dela, por motivos óbvios.
É...está cada vez mais difícil arrumar uma banda que não seja tão criteriosa hoje em dia...

Fonte:

http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL920777-7085,00-ROQUEIRO+ITALIANO+E+ESFAQUEADO+POR+CANTAR+MAL.html

sábado, 13 de dezembro de 2008

AI-5

É...faz 40 anos que o AI-5 (Ato Institucional número cinco) foi decretado pelo regime militar da época, após o golpe militar de 64, esse decreto determinava que a palavra do Presidente era acima de qualquer lei, ou seja, uma espécie de "quarto poder", que supera o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Esse decreto surgiu da necessidade de conter os opositores da ditadura. Costa e Silva, presidente "linha dura" que governou de 67 até 69, redigiu o AI-5 em 13 de Dezembro de 1968, como sua "arma" para estabelecer uma ditadura. Dentre as ordens do decreto estavam: prender pessoas sem acusação formal, confisco de bens públicos eram autorizados, o Presidente poderia decretar estado de sítio quando bem entender, proibiu reuniões de cunho político, suspensão do direito de votar, proibiu habeas corpus para "prisioneiros políticos" e estabeleceu a censura em diversos segmentos como arte, música e assuntos políticos...resumindo: estabeleceu o caos e o ápice do período ditatorial no Brasil.
A Arena foi contra esse método do presidente Artur Costa e Silva, os anos 60 ficaram conhecidos como "anos de chumbo" por causa da ditadura e da militarização do Brasil estabelecida pelos líderes do conjunto "linha dura".
O fim do AI-5 só foi decretado em 78. Enquanto o AI-5 estava em vigor, a política do medo imperava, muita gente sofreu as consequências desse decreto, sendo presas, exiladas e torturadas. Não podemos esquecer da época turbulenta da ditadura que foi apenas um dos fatos que manchou a história política brasileira

Por que?

Por que as pessoas tendem à ser sempre as mesmas? Por que as pessoas que pensam diferente são sempre mal vistas pela sociedade? Por que você tem que beber até se acabar para ser "descolado"? Por que você tem que se vestir com roupas de marca para se encaixar nos padrões estabelecidos pela sociedade? Por que as pessoas tendem à não gostar de você se seus pensamentos são diferentes? Por que quando você quer ficar sozinho as pessoas não compreendem e te incomodam e quando você quer companhia geralmente é quando você está sozinho? Por que as pessoas são cada vez mais frias e incompreensíveis? Por que enquanto alguns se divertem estou em casa num sábado à noite escrevendo besteiras que não serão consideradas por ninguém? Por que só eu me sinto desse jeito...sozinho? Por que não consigo me sentir bem? Por que não consigo mudar isso?

Por que ser feliz é tão...difícil?

sábado, 29 de novembro de 2008

Jornalismo Gonzo


"O jornalismo imparcial não existe por um motivo: não se trata de uma ciência."

Jornalismo Gonzo...eis uma alternativa ao jornalismo mecanico e "convencional" que vemos hoje em dia. O estilo foi originado pelo jornalista estadounidense Hunter S. Thompson, percursor da contracultura americana, escrevia para a revista Rolling Stones. Para muitos esse estilo nem é considerado jornalismo, pois os moldes do jornalismo gonzo vão totalmente contra as teorias básicas do jornalismo atual, pela falta de objetividade, por ser completamente parcial, passional, ironico e escrachado ao extremo.

Outros exemplos de jornalismo gonzo, na minha concepção de estudante são: Euclides da Cunha, ao narrar a batalha de Canudos , Lester Bangs como crítico músical completamente imoral, tendencioso e políticamente incorreto, entre outros. Atualmente o programa CQC - Custe o Que Custar, liderado pelo jornalista Marcelo Tas e diversos blogs adotam o estilo gonzo como uma medida de não cair na monotonia e, diria até hipocrisia do jornalismo "sério". O estilo gonzo me faz perceber que existe esperança no jornalismo. Sim, um outro jornalismo é possível!
Um jornalismo singular, bem-humorado e alternativo ao senso comum.

Hunter Thompson, aos 63 anos, já afundado nas drogas e deprimido, é encontrado morto na sua casa em Colorado (EUA) com um tiro de espingarda na cabeça, o percursor do jornalismo gonzo cometeu suícidio (pelo menos é o que a grande mídia diz), suas cinzas foram lançadas ao ar por um pequeno foguete.

Recomendação:

Filme "Medo e Delírio", com Johnny Depp e Benício del Toro

Extra:

"Em uma sociedade onde todos são culpados, o único delito é ser pego." Hunter S. Thompson

Fontes:

http://flashself.blogspot.com/ (monografia da PUC-RS)
e claro, Wikipédia, pois como estudante de jornalismo, sou muito cara-de-pau

domingo, 23 de novembro de 2008

Resposta de Dalai Lama

Frase da semana:

perguntaram para Dalai Lama:

"O que mais te surpreende na humanidade?"

A resposta dele foi a seguinte:

"Os homens...porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem opresente nem o futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer...e morrem como se nunca tivessem vivido!"

Pensem nisso!

Recomendação musical: Mad Season

Estava demorando já para falar alguma coisa sobre música, este texto em particular falará um pouco sobre a cena grunge de Seattle nos anos 90, que quando é mencionado logo as bandas lembradas são o Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden, etc. Uma recomendação que faço para quem se interessa por um lado diferente dessa vertente musical é o Mad Season. Na verdade, o Mad Season é um projeto paralelo com os músicos Mike McCready (Pearl Jam), Martin Barret (Screaming Trees), John "Baker" Saunders e o falecido vocalista Layne Staley (Alice in Chains). Numa mistura de Hard Rock, Blues e ou apunhalado de instrumentos não muito utilizados no meio do rock, o som era mais "light" que o cenário grunge da época, eles gravaram um único disco chamado "Above" com participação de Mark Lanegan (Screaming Trees) no vocal. Uma das faixas mais interessantes do disco chama-se "Long Gone Day", uma balada pregiçosa e soturna (veja o video), no álbum as faixas "Wake Up", "I'm Above" e "I Don't Know Anything" também valem a pena serem escutadas.

Extra:
http://www.youtube.com/watch?v=dOfJ6y1Gk38 (Long Gone Day)

Chuva, Chuva e mais Chuva


Calamidade! Situação de emergência decretada em Santa Catarina, desde agosto anda chovendo excessivamente na "ilha da magia", mas este mês de novembro foi o ápice dos temporais, principalmente no fim de semana (dias 22 e 23), 15 pessoas até então morreram no interior do estado e mais de 7000 pessoas, até então estão desalojadas ou desabrigadas, desabamentos acontecendo toda hora, deslizamentos, munícipios isolados (como Pomerode, Benedito Novo e Rio ds Cedros), ruas alagadas (em Blumenau estão até utilizando barcos). Sem contar a quantidade de eventos cancelados por causa do tempo, como o vestibular da ACAFE. A meteorologia prevê que as chuvas coninuarão por todo o estado, acabando com as esperanças de uma melhora no clima.
Agora quais as possíveis razões desses temporais desenfreados em Santa Catarina?
Aquecimento global? O céu está caindo?
Não se sabe, mas não dá para negar que os tempos estão turbulentos e isso acaba refletindo também no clima, que anda instável e muito distante do habitual. Portanto preparem suas capas de chuva!

Postagem Experimental

De uma postagem inicial realmente não se deve esperar muito, principalmente de um blogger iniciante que criou o site sem grandes pretensões. Só quero dizer que não entendo nada de blogs e não conheço muitos recursos, se alguém estiver disposto a me ajudar com esse recurso completamente novo para mim, estou disposto a aceitar.
A postagem foi espontânea e sem nada de relevante, ou seja, o primeiro post foi feito.

"Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo." Tabacaria (Fernando Pessoa)