domingo, 5 de abril de 2009

Pink Floyd - The Wall

We don't need no education...

Esse pode ser considerado um dos musicais mais conceituais, inteligentes e loucos que já fizeram (é raro um filme musical prestar), Bob Geldof teve uma atuação exemplar num filme psicodélico e detalhado como este, regado à muito rock progressivo e mensagens subliminares. O filme conta a história de Pink, um garoto que perde o pai na segunda guerra mundial, é abusado na escola pelo autoritarismo do professor e tem poucos amigos, se torna um roqueiro que ao se divorciar entra num mundo de drogas e rebeldia, tentando até cometer suicídio. Cenas geniais como a da escola, das crianças indo para o moedor, das animações (como a das flores), cenas que criticam o nazi-fascismo (como a do grupo "hammer", na qual ele imagina ser um líder neo-nazista durante uma alucinação provocada pelas drogas).
O filme, na verdade, é uma espécie de autobiografia camuflada de Roger Waters (que perdeu o pai na Segunda Guerra) e Syd Barret (abusos com droga e esgotamento mental), a história é contada na maior parte pelas imagens e pela trilha sonora, o filme quase não possuí diálogos.
Uma pena que os musicais não tenham uma qualidade semelhante, na sua grande maioria, realmente uma obra para se pensar e viajar...

15 anos sem Kurt

Bom, para tirar um pouco de teias de aranha e poeira do blog vou publicar algo que eu acho interessante, hoje completaram-se 15 anos da morte do saudoso Kurt Cobain, ídolo grunge e ótimo músico. Assisti novamente o documentário as últimas 48 horas de Kurt Cobain (pela metade pois perdi o inicio) e acho interessante as teorias conspiratórias em torno de sua misteriosa morte, dizem as "más" línguas que ele havia tanta droga no sangue que não teria forças em para apertar o gatilho e a carta de suicidio, além de ser muito suspeita (leia no link http://www.geocities.com/nirvanaportugal/carta.htm), ela muda de caligrafia no meio. Fora que havia um sujeito que disse ser contratado por Courtney para assassinar Kurt que morreu uma semana depois desse depoimento, vejam só, atropelado por um trem...o que faz muitos fãs órfãos crerem que Courtney era mandante do suposto assassinato. Esse caso me lembra, cômicamente, o caso Sid Vicious e Nancy (Sid foi acusado de matar Nancy e pouco depois morreu de overdose). Está ai mais uma teoria conspiratória sobre o mundo musical que eu tanto gosto e Kurt ainda é um grande idolo que me ajudou a ver a música com outros olhos quando eu era uma criança ingênua e "amusicada"