sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Faith no More voltou!

Sim, uma das bandas mais loucas, divertidas, estranhas, extravagantes, alternativas e digo mais, revolucionárias dos anos noventa anuncia seu retorno para o delírio de muitos fãs (inclusive o meu)...e melhor, com o vocalista Mike Patton.

Pra quem não conhece o Faith no More iniciou com Chuck Mosley nos vocais (que gravou o primeiro cd com a banda, intitulado "We care a lot",até que o mesmo fora demitido, após muitos testes um sujeito chamado Mike Patton foi nomeado o lead singer do FNM. O sucesso surgiu com o álbum intitulado "The Real Thing" que estourou principalmente com um video clipe chamado "Epic", um clipe totalmente bizarro e "fora dos padrões" que tem um fantástico final de um peixe morrendo. A banda foi "revolucionária musicalmente" após misturar o rock tradicional, com rap, música eletrônica, heavy metal, funk, thrash, etc.

O auge da esquizofrenia da banda surgiu em 92, ao gravarem um cd coom uma capa muito bonita chamada "Angel Dust", passando por refrões completamente insanos como em "Midlife Crisis", músicas com linhas alucinantes de guitarra e até solos de contra-baixo como na genial "Kindergarten", gritarias estridentes em "Malpractice" e covers como a instrumental "Midnight Cowboy" de John Barry e a balada "Easy" de Lionel Richie, com um timbre de voz incrível de Patton, para finalizar...mas o guitarrista original decidiu abandonar a banda para se tornar um dos maiores produtores de abóboras do mundo (???), a após constantes brigas entre os membros, com a instabilidade na definição do novo guitarrista e a enorme quantidade de projetos paralelos experimentais de Patton, a banda se dissipou em 98. Dois outros álbuns foram lançados entre "Angel Dust" e o fim da banda...os barulhentos "King for a Day" e "Album of the Year".

Mike Patton continuou a utilizar seu talento músical em projetos como "Tomahawk", "Mr.Bungle" (só arranjos experimentais) e, mais recentemente, "Peeping Tom", no qual ele canta com várias participações especiais, como da brasileirissima Bebel Gilberto na sensacional "Caipirinha". Mesmo com esse repertório os fãs sentiram saudades da banda antiga (com Patton), quem iria se esquecer da banda que foi considerada uma das melhores no "Rock n' Rio 2", mesmo com destaque para bandas de metal e para o "Guns n' Roses" em pleno auge, ou do show em Mogi das Cruzes-SP em que Mike Patton bebeu uma garrafa de "urina" atirada pela platéia. Bem, eu não vivi essa fase pois era apeas uma criança mas é justamente por isso que expresso minha felicidade de ter de volta essa banda que aprendi a gostar apenas após o seu término. Bem vindos de volta.

Link com a volta oficial da banda:
http://www.fnm.com/news/

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Zeitgeist

Zeitgeist é uma expressão de origem alemã que significa algo como "o espírito do tempo", mas também é um grande documentário estadounidense que trata de um tema bastante interessante para os curiosos de plantão: teorias conspiratórias através do tempo!

O filme é dividido em três longas partes:
Primeira parte: The Greatest Story Ever Told (A maior história já contada)
Fala sobre religiões (como o cristianismo vem sendo copiado de outras religiões e da astrologia egípcia, por exemplo) e astrologia (como o movimento do Sol e das outras estrelas deram início à religiões consideradas "pagãs")

Segunda parte: All The World's A Stage (O mundo inteiro é um palco)
O foco aí é mais recente e fruto de diversas teorias conspiratórias: os ataques de 11 de setembro, essa parte sugere que as torres gêmeas do WTC foram uma sabotagem do próprio governo estadounidense para iludir a população dando razões para a invasão ao Iraque (fora as ligações entre as famílias Bush - Bin Laden, que são apresentadas)

Terceira parte: Don't Mind The Men Behind The Curtain (Não se importem com os homens atrás da cortina)
Denuncia a corrupção no banco central dos EUA através dos tempos que são "escondidas(considerando a sede de poder dos banqueiros) e os lucros obtidos com as guerras e massacres.

Link do filme completo (2h 02 min e 15 seg/ legendado)
http://video.google.com/videoplay?docid=-2282183016528882906

os interessados não podem deixar de assistir

Recomendação músical: novo cd do Mastodon

Pra quem gosta de um Hard Rock bem pegado, um Math metal barulhento e inteligente
baixe e ouça bem, Crack the Skye, álbum novo do Mastodon...sem palavras pra descrever essa obra!

links:

http://www.megaupload.com/?d=RH3RGZHD
ou
http://www.mediafire.com/download.php?j3ym2nwwuxn

Falando de música...

Hoje é o aniversário de um astro do rock que não gostava da fama e acabou sofrendo as consequências...estou falando de Kurt Donald Cobain (Aberdeen, Washington, 20/02/1968 - Seattle, Washington 5/4/1994). Quando eu era jovem e não conhecia nem apreciava música (faz tempo...), fui apresentado à bandas como Pink Floyd, Aerosmith, Queen e claro, ao Nirvana, que foi uma das primeiras bandas que eu realmente gostei.

Ao sair da sub-pop (conhecida gravadora de bandas independentes e alternativas) e assinar com a Geffen eles gravaram "Nevermind" que colocou o estilo "grunge" no cenário músical, sem dúvidas, continua sendo um marco na história do rock e influenciando diversas pessoas que se interessam por musicas simples e dissonantes.

Grunge aliás é um nome inventado pela mídia que significa algo como sujeira e se "espalhou" nos anos 90 (principalmente no início), marcando uma era "pós-glam (glam rock, conhecido também como "metal-farofa"). Bandas desse gênero podem ser facilmente citadas: Alice in Chains (pessoalmente, minha favorita), Soundgarden, Pearl Jam, Mudhoney, Mother Love Bone, Temple of the Dog, etc.

Então, vista seu jeans gasto e sua camisa de flanela suja e curta um som dos anos noventa para relembrar os velhos tempos.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O castelo da corrupção


Pois bem...quando eu li a notícia sobre o político (se é que podemos chamá-lo assim), recem-eleito como corregedor, Edmar Moreira (DEM-MG), eu senti um misto de indignação e vergonha alheia. O deputado democrata havia declarado que a mansão valia 17,5 mil reais em 98, 2002 e 2006, durante a declaração de bens à Justiça Eleitoral. A mansão na verdade trata-se de um castelo no município de São João Nemopuceno. Ele escondeu da Justiça Eleitoral que a propriedade está à venda pelo valor de 25 milhões de reais.

O castelo é gigantesco (foto), 7500 metros quadrados de terreno, 36 suites, 8 torres, lago artificial, cozinha industrial e até mesmo um piscina com cascata. Agora o valor que ele alega não paga nem a sala de jogos, é o preço avaliado de uma moradia modesta ao extremo ou de um carro comum. É meu sonho morar num castelo como esse (chamado de Castelo Monalisa), como um corregedor conseguiu esse feito?

Agora se entende porque afinal os meus sentimentos surgiram logo após a veiculação dessa notícia, indignação pelo desvio descarado de dinheiro e vergonha alheia pelo fato de que a Justiça Eleitoral engoliu uma mentira dessa...não dá para entender a justiça brasileira...

Fonte: revista Istoé 11/02/2009, ano 32, nº 2048
Globo.com